A toxina botulínica vem sendo usada para fins estéticos e terapêuticosa partir da década de 80. Desde então, sua aplicação para tratamento das rugas de expressão se tornou popular e utilizada em todo o mundo. É importante conhecer o embasamento científico, a técnica de aplicação e os cuidados desse procedimento médico.

A ação da toxina botulínica ocorre por meio do relaxamento muscular através da inibição da liberação de uma substância química chamada acetilcolina, na junção entre o nervo e o músculo (placa neuromuscular). Isso faz com que o músculo não contraia, permanecendo relaxado ou paralisado.

Este procedimento tem por objetivo tratar e, principalmente, prevenir as rugas de expressão como pés de galinha, rugas da testae aquelas que se formam entre as sobrancelhas dando aspecto de severidade. É importante salientar que a toxina botulínica age naquela ruga que aparece durante a contração dos músculos da mímica facial. A melhor idade para sua utilização é, em geral, a partir dos 30 anos.

A aplicação é feita através da injeção da toxina diretamente no músculo a ser tratado por médico qualificado. O procedimento é bem tolerado e podem ser usados cremes anestésicos previamente, para alívio da dor. O efeito começa a ser percebido cerca de 48 horas após a aplicação e entre 7 a 15 dias depois tem-se o resultado final que dura de 4 a 6 meses, período em que a acetilcolina gradativamente volta a agir na placa neuromuscular.

Indicações:

  • Ruga de severidade entre as sobrancelhas
  • Rugas de espanto na testa
  • Pés de galinha na área dos olhos
  • Levantamento das sobrancelhas
  • Levantamento do nariz
  • Correção do sorriso gengival
  • Pescoço: redução da flacidez, melhora do contorno
  • Colo: diminuição das rugas do V do decote
  • Hiperhidrose: redução da sudorese nas axilas, palmas e plantas.

A toxina botulínica só pode e deve ser injetada por médicos especializados, profissionais que conheçam a anatomia da região bem como as características da substância usada.
A toxina é, portanto, segura e eficaz para o tratamento e prevenção das rugas dinâmicas de expressão. Hoje existe a busca por resultados mais naturais, que preservam a expressão facial e, dessa forma, menor quantidade da substância é utilizada evitando o efeito de congelamento da expressão facial.